Cabelo, maquiagem, cuidados…

Filme: Good Hair

Posted on: 6 mayo, 2010

Eu a-do-ro esse filme/documentario e agora que realmente eu estou divulgando o blog, etc me sinto na obrigaçao de dedicar um post a ele.  O filme é uma espécie de documentario sobre todas as coisas que fazem as mulheres com cabelo crespo para atingir ao chamado “cabelo bom”.  A idéia é do comediante Chris Rock e nasceu quando a sua filha Lola chorando lhe perguntou como não tinha um “good hair”. Para tentar entender de onde sua filha havia tirado essa idéia o comediante se comprometeu a ver de perto a cultura afroamericana sobre cabelos.

Ele vai a salão de cabelereiro, a uma feira de cabelos, a uma barbearia ver a opinião dos homens sobre o tema, vai a India atrás dos famosos “indian hair” tão usado nos apliques e o melhor de tudo: recolhe a opinião de vários artistas(  Ice-T,  Nia Long,  Raven Symoné, Maya Angelou, etc) sobre o tema e sobre o que elas eles fazem nas madeixas. O resultado é um filme super divertido, eu pelo menos me vi e também a quase todas as minhas parentes em coisa que aparecia na tela.

Fora, que há cenas engraçadisimas: quando a Raven mexe o cabelo dela como se fosse sair do lugar, quando quase todas revelam que os homens não estão autorizados a tocar seus cabelos ou quando queimaram a pele por causa do produto que usava e quando confessam que não vão a piscina. (vc se vê em um desses casos??). Mas também há cenas um pouco chocantes como quando um químico testa o poder do hidroxido de sódio numa lata de coca.

O bacana também, é que sempre dá para aprender algumas expresões em inglês como “creamy crack”  para se referir a que teu cabelo está viciado no relaxamento (eu realmente acho q quimica é como crac e eu estou creamy crack) e “white girl flow” para o movimento que faz o teu cabelo quando está alisado (quem nunca mexeu o cabelo um lado ao outro ao fazer escova ou chapinha).

Claro que entre uma risada e outra é também legal pensar sobre o que estamo enculcando nas nossas crianças e também nos valores que nos enculcaram. Por que um cabelo bom é sempre um cabelo liso?? Eu pelo menos já passei pela situaçao de ir ao cabelereiro e ouvir ele dizer “vamos deixar teu cabelo bom”. Confesso que as primeiras vezes eu ia no embalo, mas nos últimos anos já respondo “meu cabelo é ótimo, por isso mesmo eu faço relaxamento. Se fosse horrivel eu já teria raspado” . Na verdade, escutar essa frase de cabelereiro me estressa um pouco, sabe? Porque eu acho que você vai ao salão para se sentir bem, não para se sentir mal. E por isso quando começam com essa ladainha eu já corto logo, pq pagar para te humilharem não está entre as coisas que eu costumo fazer.

Bom, eu recomendo vocês a verem o video, se puderem olhem no youtube o programa da Tyra Banks ou da Oprah no qual se discutem esse tema. Acho que servem para abrir nossos olhos.

Claaaaaaaaaaaro, quando o verem, deixem aqui a opinião e ai a gente já troca aquela figurinha.

Anuncios

6 comentarios to "Filme: Good Hair"

Agora vc disse uma verdade: pq pagar para ser humilhada!
Já passei por isso e é deprimente.
Seu blog é MARA!
BJUS.

Oi, Paula:
Mto obrigada pela visita e pelo comentario. Acho que isso são coisas que aprendemos com a vida, já que estou pagando pelo serviço quero ser mínimamente bem atendida.
Bjus

Eu tb estou no grupo que ja ouviu comentarios desagradaveis vindos de cabeleireiros… Nao dei o troco, mas tb nao voltei mais ao mesmo “profissional”.
Jah o filme eh mt legal! A mulhereda aqui nos EUA nao curtiu. Achou o filme mt invasivo…De uma certa forma, concordo. Imagine um filme sobre depilacao, mostrando como se consegue uma axila limpinha… Eh a mesma coisa, ne?
Qto

Não tinha visto por esse ponto de visto… sim que é algo invasivo, mas ao mesmo tempo foi inevitável para mim não ver a mim e a minhas irmãs na mesma situação e rir muito.
Mto obrigada pela visita!

Bom dia! Emy,
Adorei os seus comentários, são alegres, pertinentes e coerentes com a realidade da raça negra, contudo peço atenção para um fator importantíssimo: o cuidado com a nova regra ortografia e a escrita correta da língua brasileira.
Sucesso e sorte com o seu blog!
bjs, Kvenancio.

Oi, Kelly:

Muito obrigada pela visita e pelos comentários. Realmente soube que houve uma mudança ortográfica no português, porém já não moro no Brasil há algum tempo, a maior parte do tempo não falo português e para colocar acento em todas as palavras é quase impossível já que meu computador às vezes nem corrige.
Sempre que me dá um tempinho tento dar uma revisada nas coisas, mas nem sempre é possível. Por isso caso você veja algum erro e queira arrumar, me mande as correções que eu as aceito sem problemas.
Sei que pode parecer coisa de ignorante e com certeza nem sirva de desculpa, mas com uma tese de doutorado para escrever não me dá muito tempo para ler sobre a nova ortográfia do português.
Muito obrigada pela visita!!

Deixe seu comentario e assim que possível te responderei!

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

Clique aqui e acompanhe os posts!!

Únete a otros 28 seguidores

Temas:

Eu participo!!

HAIRLISTA INC.
Follow on Bloglovin
A %d blogueros les gusta esto: